Sim. A F2b disponibiliza seus serviços para Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Ao efetuar o cadastro, basta especificar a condição e preencher os dados corretamente no formulário.
O PIN é uma outra senha numérica, solicitada quando você efetuar transações que requerem maior segurança. Caso você esqueça seu PIN, entre em contato com o Suporte através dos telefones 3168 0222 (Grande São Paulo) e 0800 002 0254 (Demais localidades) para que seja enviado ao seu email um novo PIN.
O Teclado Virtual é mais seguro, não deixa registros dos números digitados no computador, ou mesmo na rede. Com isso, você se previne contra vírus ou programas que capturam as informações enviadas via teclado. O Teclado Virtual é usado para você digitar sua Senha e seu PIN. Ele é composto de cinco botões, cada um corresponde a dois números diferentes que são dispostos aleatoriamente. Por isso, você deve prestar atenção ao usá-lo já que a posição dos números muda freqüentemente, assim, você continua navegando no ambiente 100% seguro, protegido por criptografia de 128 bits.
Sim, desde que o Login e o Email sejam diferentes.
Sim. Para alterar os dados cadastrais, basta acessar Conta/ Cadastro/ Dados Cadastrais e fazer as alterações disponíveis. Caso queira alterar algum campo não disponível, entre em contato com o Suporte através dos telefones 3168 0222 (Grande São Paulo) ou 0800 002 0254 (Demais localidades) ou por email suporte@f2b.com.br.
Para desbloquear a Conta F2b é necessário entrar em contato com o Suporte através dos telefones 3168 0222 (Grande São Paulo) ou 0800 002 0254 (Demais localidades) ou por email suporte@f2b.com.br e solicitar o desbloqueio.
Para cancelar a Conta F2b, basta acessar Conta/ Cadastro/ Cancelamento, informar o motivo, digitar o PIN no Teclado Virtual e clicar em Autorizar. Lembre-se que a conta só poderá ser cancelada se o saldo estiver zerado.
A Conta F2b é pré-paga e, através de um Depósito Inicial de, no mínimo, R$30,00 o Cliente F2b poderá efetuar as transações através de sua Conta Eletrônica. Após a validação da conta, acesse Conta/ Depósito, preencha o valor desejado, selecione o banco para impressão do boleto e clique em Confirmar. O valor ficará disponível na Conta F2b em até 72h após o pagamento do boleto. Caso seu computador possua algum sistema Bloqueador de Pop-up é necessário que este seja desabilitado temporariamente para visualizar o boleto de depósito.
A F2b disponibiliza extratos e relatórios de sua conta para acompanhamento de todas as transações efetuadas. Para acessar os extratos de sua Conta F2b acesse Conta/ Extrato e selecione a opção desejada. O Extrato Detalhado discrimina cada operação separadamente, já o Extrato Consolidado discrimina as transações de forma agrupada.
A Cobrança F2b permite aos usuários o envio de cobranças via email e/ ou correio, tornando o processo mais ágil, simples, seguro e de menor custo. A cobrança é configurável (descrição, multas, descontos, logotipo) e seu histórico é armazenado desde o primeiro momento. O usuário acompanha através de extratos e relatórios, as cobranças pagas, vencidas, canceladas, etc. Os meios de pagamento oferecidos atualmente são Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Transferência Online.
Os Sacados são os destinatários das cobranças. Para cadastrá-los, basta acessar Cobrança F2b/ Sacados/ Cadastrar novo Sacado, preencher Nome e Email e, no caso de envio de cobrança via CORREIO, preencher o endereço completo do Sacado, verificar se os dados foram preenchidos corretamente e clicar em Inserir.
Para registrar e enviar uma cobrança, basta acessar Cobrança F2b/ Registro, selecione os sacados que receberão esta cobrança, posicione-os na lista de Sacados Selecionados, utilizando o ícone (+), preencha os campos Valor, Data de Vencimento e Demonstrativo (assunto da cobrança), clique em Continuar, verifique se os dados estão corretos, digite a Senha no Teclado Virtual e clique em Autorizar.
Sim. A F2b oferece o serviço de Agendamento para envio de cobranças periódicas, tais como mensalidades, anuidades, etc. Para registrar um Agendamento acesse Cobrança F2b/ Agendamento/ Novo Agendamento, selecione os sacados que receberão esta cobrança, posicione-os na lista de Sacados Selecionados, utilizando o ícone (+), preencha os campos Valor, Data de Vencimento e Demonstrativo (assunto da cobrança). No tópico Agendamento, preencha o Título, 1º Vencimento desta cobrança, Antecedência, Periodicidade e o número de Períodos que esta cobrança será enviada. Verifique se a opção Ativar Registro Automático de Cobrança foi selecionada, digite a Senha no Teclado Virtual e clique em Inserir.
A F2b oferece algumas ferramentas para administrar as cobranças enviadas:
  • Cobrança F2b/ Entrada: através desta ferramenta é possível visualizar as cobranças à medida que são registradas e pagas, separando em diferentes categorias, tais como: Importantes, Pagas, Não Pagas, Lidas, Não Lidas, Arquivadas, Creditadas ou Não Creditadas.
  • Cobrança F2b/ Administração: através desta ferramenta é possível verificar a situação atual das cobranças enviadas, a data de pagamento, data prevista para a liberação do valor, etc. É possível efetuar algumas ações tais como imprimir as cobranças, reenviar (sem custo adicional), exportar os dados, remeter, alterar algumas instruções (cancelar a cobrança, prolongar a data máxima de pagamento, cancelar multa por atraso, etc.).
  • Cobrança F2b/ Relatórios: através dos relatórios é possível verificar todas as cobranças Registradas em Atraso ou Registradas Pagas. Os relatórios abrangem dados dos últimos 12 meses. As cobranças canceladas não são computadas.
  • Sim. Através dos Serviços SMS é possível enviar para sacados de cobranças vencidas ou não vencidas a linha digitável da cobrança via SMS, juntamente com uma mensagem. Para utilizar este serviço, acesse Cobrança F2b/ Serviços SMS, selecione o grupo de sacados, digite a mensagem desejada, a Senha no Teclado Virtual e clique em Autorizar.
    Sim. Através dos Serviços Email é possível enviar emails para sacados de cobranças vencidas e/ou não vencidas. Para utilizar este serviço, acesse Cobrança F2b/ Serviços Email, selecione o campo e determine quantos dias antes ou após o vencimento será enviado o email. Se desejar, acrescente a linha digitável ao email. Digite o email e selecione os sacados. Só serão enviados emails para os sacados que estiverem com o campo de email preenchido.
    Sim. Através da Configuração é possível inserir o logo de sua empresa no Boleto Bancário, modificar o assunto e corpo do email, configurar o email recebido pelo Sacado, ativar SMTP próprio, etc. Para configurar os emails de cobrança e algumas ferramentas na sua Cobrança F2b, acesse Cobrança F2b/ Configuração.
    Sim. A F2b disponibiliza diversas formas de integração da Cobrança em seu site através de Web Services, além de um manual explicativo sobre este serviço.
    Acesse nossa área de desenvolvedores e veja todas as formas de integração disponíveis.
    Ao registrar uma cobrança manual em sua Conta Eletrônica você pode definir o número de parcelas e identificá-las utilizando tags específicas no demonstrativo.
  • Gerenciamento: Ao finalizar o registro acesse Cobrança F2b/Carnês e visualize todos os carnês gerados. Clique no número do carnê para gerenciar os pagamentos efetuados e em aberto.
  • Remessa: caso queira que a F2b faça a impressão e envio via correio ao seu cliente, verifique, primeiramente, se no cadastro do sacado consta seu endereço completo e, em seguida, verifique se há saldo em sua Conta F2b para solicitar o envio do carnê via correio.
  • Impressão: caso você queira imprimir o carnê e enviar ao seu cliente, selecione-o, selecione o banco para geração das cobranças, selecione, caso queira, a opção "imprimir folha de rosto" e clique em continuar.

  • Obs: para impressão, verifique se seu browser está configurado conforme as seguintes especificações:
    - Escala 80% (para os usuários do Firefox).
    - Caso queira imprimir a folha de rosto, selecione a opção "imprimir cores e planos de fundo".
    - Remova o cabeçalho e rodapé.
    - Selecione o tamanho do papel para A4.
    - Sugerimos que as margens fiquem conforme a seguir:
    Topo: 0.3'' ou 0,7cm
    Esquerda: 0.4'' ou 1cm
    Direita: 0.2'' ou 0,5cm
    Baixo: 0.2'' ou 0,5cm
    Sim. A F2b oferece o serviço de Consulta Comercial, no qual é possível consultar cheques, confirmar dados cadastrais, obter números de telefones, verificar endereços, consultar títulos protestados e informações sobre a propriedade de veículos. Os dados são fornecidos pela Boa Vista SCPC.
    O serviço SCPC fornece as informações gerais sobre o cliente. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
  • CPF/ CNPJ: Registros de débito informados por clientes em nível nacional (últimos 5 anos), títulos protestados informados por cartórios do Estado de São Paulo (últimos 5 anos), alerta de documentos roubados, furtados ou extraviados e uso indevido do documento, síntese cadastral do documento consultado, telefone - exibe o endereço de instalação para o telefone informado na consulta, exibe as consultas anteriores, dos últimos 90 dias.
  • Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC.
    O serviço SCPC/Cheque fornece as informações gerais sobre o cheque emitido pelo seu cliente. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
  • CPF/ CNPJ: são fornecidas informações sobre cheques devolvidos informados pelo CCF e pelos usuários do sistema e a síntese cadastral do cliente (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor).
  • Caso todos os campos sejam preenchidos, a resposta será se o consultado consta no cadastro de emitentes de cheques sem fundo CCF, se há cheques devolvidos, se o cheque consta no banco de dados como sustado, roubado ou extraviado, a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor) e os dados completos da agência bancária do cheque consultado.
  • Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC Cheque.
    O serviço SCPC/Fone fornece informações sobre os dados cadastrais do consultado. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
  • CPF: são fornecidos a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor) e até 3 telefones vinculados ao CPF informado.
  • CPF + TELEFONE: são fornecidos a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor), o endereço do telefone informado e outros telefones vinculados ao CPF informado.
  • TELEFONE: o sistema fornece o endereço de instalação do mesmo.
  • CPF + TELEFONE + CEP: são informados a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor), até 3 telefones vinculados ao CPF, seus respectivos endereços de instalação e o CEP.
  • Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC Fone.
    O serviço SCPC/Cheque + Fone fornece informações sobre cheques e a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor) do cliente. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
  • CPF: são fornecidas informações sobre cheques devolvidos informados pelo CCF e pelos usuários do sistema e a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor) e até 3 telefones vinculados ao CPF.
  • CPF + TELEFONE + CMC7 ou o Número do BANCO, AGÊNCIA, CONTA CORRENTE e CHEQUE: se o consultado consta do cadastro de emitentes de cheques sem fundo CCF, se há cheques devolvidos, se o cheque consultado consta no banco de dados como sustado, roubado ou extraviado, a síntese cadastral (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor), até 3 telefones vinculados ao CPF, com respectivos endereços de instalação e os dados completos da agência bancária do cheque consultado.
  • CPF + TELEFONE: retorna os dados da pesquisa do CPF, mais o endereço de instalação do telefone.
  • Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC Cheque + Fone.
    O serviço SCPC/NET fornece informações cadastrais básicas e restritivas, além de informações em âmbito nacional. Ainda é possível incluir informações de cheque em sua análise. E com o SCPC/NET+Score você pode ampliar a segurança e a assertividade de suas vendas a prazo, seus financiamentos e outras decisões de negócio. Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC/NET ou SCPC/NET+Score.
    O serviço SCPC/Veículo fornece informações sobre propriedade de veículos. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
  • Código do RENAVAM: características do veículo (marca, modelo, cor, potência, tração, motor, caixa de câmbio, etc.), restrições (alienação, arrendamento, etc.) e alerta de roubo ou furto.
  • CHASSI + UF: características do veículo (marca, modelo, cor, potência, tração, etc.), restrições (alienação, arrendamento, etc.), alerta de roubo ou furto e a existência de débitos de multas e IPVA, sem expressão de valores.
  • Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC Veículo.
    Sim, com o saldo disponível em sua Conta F2b é possível realizar pagamentos de Contas de Serviços Públicos (água, luz, telefone, gás, celular, etc.) e Boletos Bancários até a data de vencimento. Os pagamentos solicitados até as 15:00h, em dias úteis, são efetuados no mesmo dia. Atenção para a data de vencimento, pois as transações solicitadas após as 15:00h são efetuadas no próximo dia útil.
    Para efetuar o pagamento de um Boleto Bancário e/ ou Ficha de Compensação, basta acessar Pagamentos/ Boleto Bancário, digitar os números da linha digitável ou utilizar leitor óptico para passar o código de barras no leitor óptico. Digite a data de vencimento, valor e descrição para referência futura. Lembre-se que é necessário possuir saldo disponível em sua Conta F2b para efetuar esta transação com sucesso.
    Para efetuar o pagamento de Contas de Serviços Públicos, basta acessar Pagamentos/ Conta de Serviços, digitar os números da linha digitável ou utilizar leitor óptico para passar o código de barras no leitor óptico. Digite a data de vencimento, valor e descrição para referência futura. Lembre-se que é necessário possuir saldo disponível em sua Conta F2b para efetuar esta transação com sucesso.
    Para ter acesso ao montante desejado você deverá, primeiramente, cadastrar o Favorecido e solicitar uma transferência para qualquer conta bancária de sua titularidade.
    Para cadastrar os Favorecidos, basta acessar Conta/ Transferência/ Favorecidos/ Cadastrar. Preencha os campos necessários e clique em Inserir para confirmar o cadastro. Os favorecidos cadastrados podem ser editados ou eliminados, para acessar estas ferramentas, basta efetuar a busca do favorecido e efetuar as modificações desejadas. Caso a conta bancária cadastrado tenha alguma tipo de operação, o número deverá ser cadastrado antes do nome do favorecido.
    Para solicitar uma Transferência, basta acessar Conta/ Transferência/ Conta Bancária, selecionar o favorecido e preencher o valor. Clique em Continuar, verifique se as informações estão corretas e digite seu PIN no Teclado Virtual e clique em Autorizar.
    Sim. Para transferir valores de sua Conta F2b para outra Conta F2b, basta acessar Conta/ Transferência/ Conta F2b, selecionar o favorecido, preencher o valor e clicar em Continuar. Verifique se as informações estão corretas, digite o PIN no Teclado Virtual e em seguida em Autorizar. O valor será creditado imediatamente e o favorecido receberá um email o informando sobre a transação.
    Para agendar as transferências de valores, basta acessar Conta/ Transferência/ Agendamento, selecionar o favorecido, a opção de transferência, preencha os campos do valor e em seguida os campos referentes ao agendamento. Digite o PIN no Teclado Virtual e clique em Inserir. As transferências agendadas podem ser alteradas ou canceladas, basta acessar Conta/ Transferência/ Agendamento e clicar em Buscar para visualizar os agendamentos cadastrados e efetuar as modificações desejadas.
    Para recarregar seu Telefone Pré-Pago, basta acessar Serviços/ Recarga Pré-Pago, selecionar a operadora, selecionar o valor a ser creditado, confirmar com o PIN de sua Conta F2b. O recibo da operação contém as instruções para completar a recarga, se for do tipo Online, a operadora credita diretamente o telefone, se for do tipo Crédito Virtual, é necessário digitar a senha fornecida pela operadora de seu telefone. Lembre-se que é necessário possuir saldo disponível na Conta F2b para realizar esta operação.
    Para enviar uma Mensagem de Texto - SMS Nacional, acesse Serviços/ Mensagem de Texto - SMS, selecione o ícone Nacional, informe o código de área e o número do telefone do destinatário e a mensagem. A tarifa cobrada por este serviço depende da localidade do destinatário.
    Para enviar uma Mensagem de Texto - SMS Internacional, acesse Serviços/ Mensagem de Texto - SMS, selecione o ícone Internacional, informe o país, o código de área e o número do telefone do destinatário e a mensagem. A tarifa cobrada por este serviço depende da localidade do destinatário. Para verificar os países cobertos por este serviço, clique no link referente aos países e operadoras.
    Sim. Você pode enviar Mensagens de Texto SMS para celulares de qualquer operadora no seu site utilizando o Web Service ou Formulário HTML, basta acessar Serviços/ Mensagem de Texto - SMS, selecionar o ícone Web e efetuar o download do manual de exemplos.
    Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Conta, cadastrar o Bloco de IPs que terão permissão para acessar sua Conta F2b e clicar em Inserir. Para ativar os blocos cadastrados, basta selecionar o campo Ativar Restrição de IPs. Lembre-se que este campo só poderá ser selecionado após o cadastramento de um bloco de IPs, caso contrário, ao efetuar o logoff, você não poderá mais acessar a Conta Eletrônica.
    Para efetuar alterações nos Blocos de IPs, basta acessar Conta/ Segurança/ Conta, selecionar o bloco a ser modificado, efetuar as alterações e clicar em Alterar ou, para eliminar o bloco selecionado, clique em Eliminar.
    Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Web Services, cadastrar o Bloco de IPs que terão permissão para acessar o Web Service e clicar em Inserir. Para ativar os blocos cadastrados, basta selecionar o campo Ativar Restrição de IPs. Lembre-se que este campo só poderá ser selecionado após o cadastramento de um bloco de IPs, caso contrário, ao efetuar o logoff, você não poderá mais acessar o Web Service. Caso você seja usuário do F2link e ative a restrição de IPs, será necessário selecionar o campo Permitir IP do F2link.
    Para efetuar alterações nos Blocos de IPs, basta acessar Conta/ Segurança/ Web Services, selecionar o bloco a ser modificado, efetuar as alterações e clicar em Alterar ou, para eliminar o bloco selecionado, clique em Eliminar.
    Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Web Services, clicar em senha, preencher os campos necessários. A senha deverá ser numérica, contendo de 6 a 12 dígitos. Para finalizar, utilize o Teclado Virtual, digite a sua Senha e clique em Autorizar.
    Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Mensagem de Texto - SMS, clicar em cadastrar, preencher o DDD + Número do Celular. Para finalizar clique em Inserir.. O débito automático da tarifa por Mensagem de Texto - SMS será permitido quando o campo Serviços, no telefone cadastrado, estiver selecionado. Para efetuar alterações nos telefones cadastrados, basta acessar Conta/ Segurança/ Mensagem de Texto - SMS, selecionar o telefone a ser modificado, efetuar as alterações e clicar em Alterar ou, para eliminar o telefone, clique em Eliminar.
    Para efetuar a Liberação de Senha, basta acessar Conta/ Segurança/ Liberação de Senha, selecionar as páginas que não precisarão de senha para efetuar transações, digitar sua Senha no Teclado Virtual e clicar em Autorizar.
    O Operador de Cobrança poderá efetuar todas as transações disponibilizadas no menu Cobrança F2b e não poderá visualizar o saldo disponível em sua conta. Para cadastrar uma senha específica para este operador, basta acessar sua Conta F2b, clicar em Conta/ Segurança/ Conta. Clique em Operador de Cobrança e cadastre uma senha diferente de sua senha de acesso à sua Conta F2b.

    Receba mais informações