1. Os serviços da F2b estão disponíveis para Pessoa Física e Jurídica?
Sim. A F2b disponibiliza seus serviços para Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Ao efetuar o cadastro, basta especificar a condição e preencher os dados corretamente no formulário.
2. O que é PIN?
O PIN é uma outra senha numérica, solicitada quando você efetuar transações onde envolve valores. Caso você esqueça seu PIN, entre em contato com o Suporte através dos telefones (11) 3168-0222; (11) 98741-0091 / (11) 98741 0050 para que seja gerado um novo PIN.
3. Por que é utilizado o Teclado Virtual?
O Teclado Virtual é mais seguro, não deixa registros dos números digitados no computador, ou mesmo na rede. Com isso, você se previne contra vírus ou programas que capturam as informações enviadas via teclado. O Teclado Virtual é usado para você digitar sua Senha e seu PIN. Ele é composto de cinco botões, cada um corresponde a dois números diferentes que são dispostos aleatoriamente. Por isso, você deve prestar atenção ao usá-lo já que a posição dos números muda frequentemente, assim, você continua navegando no ambiente 100% seguro, protegido por criptografia de 128 bits.
4. Posso ter mais de uma conta na F2b?
Sim, desde que o Login e o Email sejam diferentes.
5. Os dados cadastrais podem ser alterados?
Sim. Para alterar os dados cadastrais, basta acessar Conta/ Cadastro/ Dados Cadastrais e fazer as alterações disponíveis. Caso queira alterar algum campo não disponível, entre em contato com o Suporte através dos telefones (11) 3168-0222; (11) 98741-0091; (11) 98741 0050.
6. Minha conta foi bloqueada. Como faço para desbloqueá-la?
Para desbloquear a Conta F2b é necessário entrar em contato com o Suporte através dos telefones (11) 3168-0222; (11) 98741-0091; (11) 98741 0050 ou por e-mail suporte@f2b.com.br e solicitar o desbloqueio.
7. Como faço para cancelar minha Conta F2b?
Para cancelar a Conta F2b, basta acessar Conta/ Cadastro/ Cancelamento, informar o motivo, digitar o PIN no Teclado Virtual e clicar em Autorizar. Lembre-se que a conta só poderá ser cancelada se o saldo estiver zerado.
1. Como faço para acompanhar as movimentações efetuadas em minha Conta F2b?
A F2b disponibiliza extratos e relatórios de sua conta para acompanhamento de todas as transações efetuadas. Para acessar os extratos de sua Conta F2b acesse Conta/ Extrato e selecione a opção desejada. O Extrato Detalhado discrimina cada operação separadamente, já o Extrato Consolidado discrimina as transações de forma agrupada.
1. Como funciona a Cobrança F2b?
A Cobrança F2b permite aos usuários o envio de cobranças via e-mail, tornando o processo mais ágil, simples, seguro e de menor custo. A cobrança é configurável (descrição, multas, descontos, logotipo) e seu histórico é armazenado desde o primeiro momento. O usuário acompanha através de extratos e relatórios, as cobranças pagas, vencidas, canceladas, etc. Os meios de pagamento oferecidos atualmente são Boleto Bancário e Pix.
2. Como faço para cadastrar meus Sacados?
Os Sacados são os destinatários das cobranças. Para cadastrá-los, basta acessar Cobrança F2b/ Sacados/ Cadastrar novo Sacado, preencher Nome e Email como campos obrigatórios, verificar se os dados foram preenchidos corretamente e clicar em Inserir.
3. Como faço para registar e enviar uma cobrança através da F2b?
Para registrar e enviar uma cobrança, basta acessar Cobrança F2b/ Registro, selecione os sacados que receberão esta cobrança, posicione-os na lista de Sacados Selecionados, utilizando o ícone (+), preencha os campos Valor, Data de Vencimento e Demonstrativo (assunto da cobrança), clique em Continuar, verifique se os dados estão corretos, digite a Senha no Teclado Virtual e clique em Autorizar.
4. Existe alguma ferramenta para envio de Cobranças Periódicas?
Sim. A F2b oferece o serviço de Agendamento para envio de cobranças periódicas, tais como mensalidades, anuidades, etc. Para registrar um Agendamento acesse Cobrança F2b/ Agendamento/ Novo Agendamento, selecione os sacados que receberão esta cobrança, posicione-os na lista de Sacados Selecionados, utilizando o ícone (+), preencha os campos Valor, Data de Vencimento e Demonstrativo (assunto da cobrança). No tópico Agendamento, preencha o Título, 1º Vencimento desta cobrança, Antecedência, Periodicidade e o número de Períodos que esta cobrança será enviada. Verifique se a opção Ativar Registro Automático de Cobrança foi selecionada, digite a Senha no Teclado Virtual e clique em Inserir.
5. Como faço para administrar as cobranças enviadas através da F2b?
A F2b oferece algumas ferramentas para administrar as cobranças enviadas:
Cobrança F2b/ Entrada: através desta ferramenta é possível visualizar as cobranças à medida que são registradas e pagas, separando em diferentes categorias, tais como: Importantes, Pagas, Não Pagas, Lidas, Não Lidas, Arquivadas, Creditadas ou Não Creditadas.
Cobrança F2b/ Administração: através desta ferramenta é possível verificar a situação atual das cobranças enviadas, a data de pagamento, data prevista para a liberação do valor, etc. É possível efetuar algumas ações tais como imprimir as cobranças, reenviar (sem custo adicional), exportar os dados, alterar algumas instruções (cancelar a cobrança, prolongar a data máxima de pagamento, cancelar multa por atraso, etc.).
Cobrança F2b/ Relatórios: através dos relatórios é possível verificar todas as cobranças Registradas em Atraso ou Registradas Pagas. Os relatórios abrangem dados dos últimos 12 meses. As cobranças canceladas não são computadas.
6. Posso enviar ao meu cliente a uma mensagem de texto SMS referente à cobrança?
Sim. Através dos Serviços SMS é possível enviar para sacados de cobranças vencidas ou não vencidas a linha digitável da cobrança via SMS, juntamente com uma mensagem. Para utilizar este serviço, acesse Cobrança F2b/ Serviços SMS, selecione o grupo de sacados, digite a mensagem desejada, a Senha no Teclado Virtual e clique em Autorizar.
7. Posso enviar ao meu cliente a um e-mail referente à cobranças vencidas e não vencidas?
Sim. Através dos Serviços E-mail é possível enviar e-mails para sacados de cobranças vencidas e/ou não vencidas. Para utilizar este serviço, acesse Cobrança F2b/ Serviços E-mail, selecione o campo e determine quantos dias antes ou após o vencimento será enviado o e-mail. Digite o e-mail e selecione os sacados. Só serão enviados e-mails para os sacados que estiverem com o campo de e-mail preenchido.
8. Posso personalizar os e-mails das minhas cobranças?
Sim. Através da Configuração é possível inserir o logo de sua empresa no Boleto Bancário, modificar o assunto e corpo do e-mail, configurar o e-mail recebido pelo Sacado, etc. Para configurar os e-mails de cobrança e algumas ferramentas na sua Cobrança F2b, acesse Cobrança F2b/ Configuração.
9. Posso integrar a Cobrança F2b ao meu site?
Sim. A F2b disponibiliza diversas formas de integração da Cobrança em seu site através de Web Services, além de um manual explicativo sobre este serviço.
Acesse nossa área de desenvolvedores e veja todas as formas de integração disponíveis.
Acesse nossa área de desenvolvedores e veja todas as formas de integração disponíveis.
10. Como funciona a ferramenta de criação e gerenciamento de carnês?
Ao registrar uma cobrança manual em sua Conta Eletrônica você pode definir o número de parcelas e identificá-las utilizando tags específicas no demonstrativo.
Gerenciamento: Ao finalizar o registro acesse Cobrança F2b/Carnês e visualize todos os carnês gerados. Clique no número do carnê para gerenciar os pagamentos efetuados e em aberto.
Impressão: caso você queira imprimir o carnê e enviar ao seu cliente, escolha o carnê, selecione o banco para geração das cobranças, selecione, caso queira, a opção "imprimir folha de rosto" e clique em continuar.
Obs: para impressão, verifique se seu browser está configurado conforme as seguintes especificações:
- Escala 80% (para os usuários do Firefox).
- Caso queira imprimir a folha de rosto, selecione a opção "imprimir cores e planos de fundo".
- Remova o cabeçalho e rodapé.
- Selecione o tamanho do papel para A4.
- Sugerimos que as margens fiquem conforme a seguir:
Topo: 0.3'' ou 0,7cm
Esquerda: 0.4'' ou 1cm
Direita: 0.2'' ou 0,5cm
Baixo: 0.2'' ou 0,5cm
Obs: para impressão, verifique se seu browser está configurado conforme as seguintes especificações:
- Escala 80% (para os usuários do Firefox).
- Caso queira imprimir a folha de rosto, selecione a opção "imprimir cores e planos de fundo".
- Remova o cabeçalho e rodapé.
- Selecione o tamanho do papel para A4.
- Sugerimos que as margens fiquem conforme a seguir:
Topo: 0.3'' ou 0,7cm
Esquerda: 0.4'' ou 1cm
Direita: 0.2'' ou 0,5cm
Baixo: 0.2'' ou 0,5cm
1. Posso consultar os dados dos meus clientes através da F2b?
Sim. A F2b oferece o serviço de Consulta Comercial, no qual é possível consultar cheques, confirmar dados cadastrais, obter números de telefones, verificar endereços, consultar títulos protestados e informações sobre a propriedade de veículos. Os dados são fornecidos pela Boa Vista SCPC.
2. Como funciona o serviço SCPC?
O serviço SCPC fornece as informações gerais sobre o cliente. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
CPF: Registros de débito informados por clientes em nível nacional (últimos 5 anos), títulos protestados informados por cartórios do Estado de São Paulo (últimos 5 anos), alerta de documentos roubados, furtados ou extraviados e uso indevido do documento, síntese cadastral do documento consultado, telefone - exibe o endereço de instalação para o telefone informado na consulta, exibe as consultas anteriores, dos últimos 90 dias.
Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC.
3. Como funciona o serviço SCPC/Cheque?
O serviço SCPC/Cheque fornece as informações gerais sobre o cheque emitido pelo seu cliente. Os resultados podem variar de acordo com as informações fornecidas:
CNPJ: são fornecidas informações sobre cheques devolvidos informados pelo CCF e pelos usuários do sistema e a síntese cadastral do cliente.
Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC Cheque.
4. Como funciona o serviço SCPC/NET e SCPC/NET+Score?
O serviço SCPC/NET fornece informações cadastrais básicas e restritivas, além de informações em âmbito nacional. Ainda é possível incluir informações de cheque em sua análise. E com o SCPC/NET+Score você pode ampliar a segurança e a assertividade de suas vendas a prazo, seus financiamentos e outras decisões de negócio. Para utilizar este serviço acesse Serviços/ Consulta Comercial/ SCPC/NET ou SCPC/NET+Score.
1. Posso efetuar pagamentos utilizando minha Conta F2b?
Sim, com o saldo disponível em sua Conta F2b é possível realizar pagamentos de Contas de Serviços Públicos (água, luz, telefone, gás, celular, etc.) e Boletos BancárioS. Os pagamentos solicitados até as 16:00h, em dias úteis, são efetuados no mesmo dia. Atenção para a data de vencimento, pois as transações solicitadas após as 16:00h são efetuadas no próximo dia útil.
2. Como faço para pagar um Boleto Bancário e/ ou Ficha de Compensação através da F2b?
Para efetuar o pagamento de um Boleto Bancário e/ ou Ficha de Compensação, basta acessar Pagamentos/ Boleto Bancário, digitar os números da linha digitável ou utilizar leitor óptico para passar o código de barras no leitor óptico. Digite a data de vencimento, valor e descrição para referência futura. Lembre-se que é necessário possuir saldo disponível em sua Conta F2b para efetuar esta transação com sucesso.
3. Como faço para pagar Contas de Serviços Públicos (água, luz, telefone, etc.) através da F2b?
Para efetuar o pagamento de Contas de Serviços Públicos, basta acessar Pagamentos/ Conta de Serviços, digitar os números da linha digitável ou utilizar leitor óptico para passar o código de barras no leitor óptico. Digite a data de vencimento, valor e descrição para referência futura. Lembre-se que é necessário possuir saldo disponível em sua Conta F2b para efetuar esta transação com sucesso.
1. Como faço para transferir valores da minha Conta F2b para uma conta bancária?
Para ter acesso ao montante desejado você deverá, primeiramente, cadastrar o Favorecido e solicitar uma transferência para qualquer conta bancária de sua titularidade.
2. Como faço para cadastrar os favorecidos?
Para cadastrar os Favorecidos, basta acessar Conta/ Transferência/ Favorecidos/ Cadastrar. Preencha os campos necessários e clique em Inserir para confirmar o cadastro. Os favorecidos cadastrados podem ser editados ou eliminados, para acessar estas ferramentas, basta efetuar a busca do favorecido e efetuar as modificações desejadas. Caso a conta bancária cadastrado tenha alguma tipo de operação, o número deverá ser cadastrado antes do nome do favorecido.
3. Como faço para solicitar uma Transferência?
Para solicitar uma Transferência, basta acessar Conta/ Transferência/ Conta Bancária, selecionar o favorecido e preencher o valor. Clique em Continuar, verifique se as informações estão corretas e digite seu PIN no Teclado Virtual e clique em Autorizar.
4. Posso efetuar transferências entre contas F2b?
Sim. Para transferir valores de sua Conta F2b para outra Conta F2b, basta acessar Conta/ Transferência/ Conta F2b, selecionar o favorecido, preencher o valor e clicar em Continuar. Verifique se as informações estão corretas, digite o PIN no Teclado Virtual e em seguida em Autorizar. O valor será creditado imediatamente e o favorecido receberá um e-mail o informando sobre a transação.
5. Como faço para agendar minhas transferências?
Para agendar as transferências de valores, basta acessar Conta/ Transferência/ Agendamento, selecionar o favorecido, a opção de transferência, preencha os campos do valor e em seguida os campos referentes ao agendamento. Digite o PIN no Teclado Virtual e clique em Inserir. As transferências agendadas podem ser alteradas ou canceladas, basta acessar Conta/ Transferência/ Agendamento e clicar em Buscar para visualizar os agendamentos cadastrados e efetuar as modificações desejadas.
1. Como faço para efetuar uma recarga no meu Telefone Pré-Pago?
Para recarregar seu Telefone Pré-Pago, basta acessar Serviços/ Recarga Pré-Pago, selecionar a operadora, selecionar o valor a ser creditado, confirmar com o PIN de sua Conta F2b. O recibo da operação contém as instruções para completar a recarga, se for do tipo Online, a operadora credita diretamente o telefone, se for do tipo Crédito Virtual, é necessário digitar a senha fornecida pela operadora de seu telefone. Lembre-se que é necessário possuir saldo disponível na Conta F2b para realizar esta operação.
2. Como faço para enviar uma Mensagem de Texto em território nacional?
Para enviar uma Mensagem de Texto - SMS Nacional, acesse Serviços/ Mensagem de Texto - SMS, selecione o ícone Nacional, informe o código de área e o número do telefone do destinatário e a mensagem. A tarifa cobrada por este serviço depende da localidade do destinatário.
3. Como faço para enviar uma Mensagem de Texto internacional?
Para enviar uma Mensagem de Texto - SMS Internacional, acesse Serviços/ Mensagem de Texto - SMS, selecione o ícone Internacional, informe o país, o código de área e o número do telefone do destinatário e a mensagem. A tarifa cobrada por este serviço depende da localidade do destinatário. Para verificar os países cobertos por este serviço, clique no link referente aos países e operadoras.
4. Posso enviar Mensagem de Texto - SMS através do meu site?
Sim. Você pode enviar Mensagens de Texto SMS para celulares de qualquer operadora no seu site utilizando o Web Service ou Formulário HTML, basta acessar no rodapé da página a opção de Desenvolvedores / Web Services / Envio de SMS. Lembre-se que esse serviço é pago e para o envio é ecessário ter saldo em sua conta F2b.
1. Posso restringir o acesso à minha Conta F2b através do IP?
Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Conta, cadastrar o Bloco de IPs que terão permissão para acessar sua Conta F2b e clicar em Inserir. Para ativar os blocos cadastrados, basta selecionar o campo Ativar Restrição de IPs. Lembre-se que este campo só poderá ser selecionado após o cadastramento de um bloco de IPs, caso contrário, ao efetuar o logoff, você não poderá mais acessar a Conta Eletrônica.
2. Como faço para alterar ou eliminar os blocos de IPs cadastrados?
Para efetuar alterações nos Blocos de IPs, basta acessar Conta/ Segurança/ Restrição de IP´s, selecionar o bloco a ser modificado, efetuar as alterações e clicar em Alterar ou, para eliminar o bloco selecionado, clique em Eliminar. OBS: Essa função ficará ativa mediante ao cadastramento de um bloco de IP.
3. Posso restringir o acesso do Web Service através de IP?
Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Web Services, cadastrar o Bloco de IPs que terão permissão para acessar o Web Service e clicar em Inserir. Para ativar os blocos cadastrados, basta selecionar o campo Ativar Restrição de IPs. Lembre-se que este campo só poderá ser selecionado após o cadastramento de um bloco de IPs, caso contrário, ao efetuar o logoff, você não poderá mais acessar o Web Service.
4. Como faço para alterar ou eliminar os blocos de IPs cadastrados para o Web Service?
Para efetuar alterações nos Blocos de IPs, basta acessar Conta/ Segurança/ Web Services, selecionar o bloco a ser modificado, efetuar as alterações e clicar em Alterar ou, para eliminar o bloco selecionado, clique em Eliminar.
5. Posso cadastrar uma senha de acesso para o Web Service?
Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Web Services, clicar em senha, preencher os campos necessários. A senha deverá ser numérica, contendo de 6 a 12 dígitos. Para finalizar, utilize o Teclado Virtual, digite a sua Senha e clique em Autorizar.
6. Posso restringir os celulares que terão acesso ao serviço de Mensagem de Texto - SMS?
Sim, basta acessar Conta/ Segurança/ Mensagem de Texto - SMS, clicar em cadastrar, preencher o DDD + Número do Celular. Para finalizar clique em Inserir.. O débito automático da tarifa por Mensagem de Texto - SMS será permitido quando o campo Serviços, no telefone cadastrado, estiver selecionado. Para efetuar alterações nos telefones cadastrados, basta acessar Conta/ Segurança/ Mensagem de Texto - SMS, selecionar o telefone a ser modificado, efetuar as alterações e clicar em Alterar ou, para eliminar o telefone, clique em Eliminar.
7. Como faço para ativar a Liberação de Senha?
Para efetuar a Liberação de Senha, basta acessar Conta/ Segurança/ Liberação de Senha, selecionar as páginas que não precisarão de senha para efetuar transações, digitar sua Senha no Teclado Virtual e clicar em Autorizar.
8. Qual a finalidade do modo Operador de Cobrança ao efetuar o login?
O Operador de Cobrança poderá efetuar todas as transações disponibilizadas no menu Cobrança F2b e não poderá visualizar o saldo disponível em sua conta, nem efetuar transferências e pagamentos. Para cadastrar uma senha específica para este operador, basta acessar sua Conta F2b, clicar em Conta/ Segurança/ Operador de Cobrança. Clique em Senha para Operador de Cobrança e cadastre uma senha diferente de sua senha de acesso à sua Conta F2b. Valide essa senha de operador com sua senha de acesso a conta F2b.
1. Como faço para cadastrar uma chave Pix em minha conta F2b?
Para cadastrar uma chave Pix em sua conta F2b, você deve clicar em Pix / Minhas Chaves / +Cadastrar Chave. Selecione a chave desejada e confirme o código recebido no cadastramento de uma chave de email ou de celular e confime com a senha no teclado virtual.
2. Como faço para recebe um Pix em minha conta F2b?
Para receber um Pix, bastar passar a chave cadastrada em sua conta F2b (e-mail, CPF/CNPJ, celular ou chave aleatória), ou através dos dados manuais da conta (para ter acesso, acesse o menu "Home").
3. Como faço para enviar um Pix?
Para enviar um Pix, basta acessar o menu Pix / Pix com Chave/Manual e selecione a chave que irá receber a transação, ou clicar em "Pix Manual", e informar os dados da conta de destino.
4. Como faço para ativar o Pix nas cobranças?
Para que o Pix fique disponível como meio de pagamento é obrigatório o cadastramento de ao menos uma chave Pix em sua conta. Após o cadastramento, é necessário acessar o menu superior de Cobrança F2b / Configuração / Meios de Pagto e selecioar a opção do Pix. Após esse procedimento clique em alterar para salvar.